QUEM

SOMOS

Sou Bárbara Dantas, professora e pesquisadora. Graduada em História, Mestre em História da Arte e doutoranda em História Social das Relações Políticas, todos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sempre fui apaixonada por livros e criei o hábito de ler a respeito de tudo porque fiz da leitura não só uma obrigação, mas antes, uma distração. Hoje, ganho a vida pelo que consigo aprender com minhas leituras, sejam as feitas por motivação profissional e acadêmica ou por aquelas que, habitualmente, realizo por diversão.

Nem sempre foi assim, minha atividade profissional já foi bem diversa desta de hoje. Tudo começou ainda na infância. Minha mãe, pessoa zelosa, apresentou-me às práticas esportivas por orientação médica porque tenho asma desde que nasci: devido a isso, preciso me exercitar para manter pulmões e corpo fortes e diminuir a gravidade das crises. Passei pelo balé, natação e cheguei ao bodyboarding. Já no fim da adolescência, e por quase dez anos, fui atleta profissional e esta foi minha primeira profissão. Eu viajava muito e na minha bagagem sempre estava um livro (claro!).

De 1996 a 2001 pratiquei o bodyboarding de competição. Comecei na categoria amadora e cheguei à profissional. Conheci todas as praias com ondas propícias para surfar no estado. No litoral brasileiro, pratiquei e competi em boa parte das mais belas e famosas praias para a prática do esporte. Também tive o prazer de surfar e conhecer outros países, suas cidades, outras línguas e praias paradisíacas com ondas espetaculares.

 

Naqueles anos de prática esportiva profissional, tive o essencial apoio de patrocinadores que acreditaram em mim. Disponibilizaram os melhores equipamentos e financiamentos para eu participar dos muitos eventos dos circuitos estaduais do Espírito Santo e Rio de Janeiro, além das etapas do circuito brasileiro e algumas etapas do circuito mundial.

Meus principais títulos foram:

Campeã capixaba/1998

Vice-campeã carioca/1998

Quinto lugar na Etapa do Mundial no Rio de Janeiro/1998

Sétimo lugar na Etapa do Mundial no Havaí/1999

Quinto lugar na Etapa do Mundial em Portugal/2001

Após este período feliz no esporte profissional, retirei-me dos campeonatos para casar, ter filhos e estudar. Continuei a surfar por diversão por alguns anos. Depois, frequentei academias, mas não me habituei aos ambientes fechados. Há alguns anos, descobri a corrida de rua: pratico o esporte duas vezes por semana e minhas modalidades favoritas são a Meia Maratona e corridas na areia – resquício do passado de alguém que viveu boa parte da vida nas ondas do mar.

Também atuei no MAES como estagiária de história e palestrante do PME (Projeto Museu na Escola). Este projeto foi idealizado por mim e tive a valorosa companhia do meu colega Renan Andrade na montagem das propostas e nas atividades nas escolas. Nossos orientadores - os professores Luís Cláudio Ribeiro e Gilca Flores - atuaram com as propostas acadêmicas e o Setor de Arte Educação do MAES com as atividades práticas. O PME foi um projeto no qual visitamos escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do estado para ver a realidade do corpo docente e discente, conversar com eles e convidá-los a criarem a hábito de visitar museus.

Entre fraldas e bebês, iniciei meus estudos em história no Ensino Superior. Da faculdade particular, em 2009, ingressei na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) onde concluí a graduação em História em 2014. No mesmo ano que entrei na universidade federal, também iniciei um estágio no MAES (Museu de Arte do Espírito Santo). Lá estive por dois anos. Fui monitora de público em diversas exposições temporárias com grande número de visitantes: gravuras de Rembrandt e de Tarsila do Amaral, instalações de Nuno Ramos, fotografias do Louvre, obras de Beatriz Milhazes e do artista capixaba Dionísio Del Santo, além de outras exposições de sucesso.

Pois é, em 2009, meu destino estaria para sempre ligado não só à História como também à Arte. Enquanto vivia as felicidades e as agruras da graduação em História, embrenhei-me no mundo acadêmico das artes. Apaixonei-me por História da Arte e graduei-me em história com uma evidente tendência a ler e atuar como historiadora da arte. Ao longo da graduação, exercitei minhas apreensões das leituras na produção de artigos acadêmicos a respeito de História da Arte. Depois de idas e vindas, publiquei alguns e aprendi muito com todos. Tanto no mestrado quanto no doutorado, sigo esta mesma perspectivas laboral e intelectual.

​Esta sou eu: ex-atleta profissional que utilizou sua paixão por livros, história e arte para transpor novos desafios e vislumbrar horizontes ainda não conhecidos. Espero que goste de meu site. Que as atividades de tradução, textos publicados e sugestões de eventos e livros os ajudem a conhecer o maravilhoso universo da História, da Arte e da História da Arte. Neste site verão artigos sobre Rembrandt; Goya; História dos Museus; História da Arte Moderna e Contemporânea; A vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808; além do foco principal deste endereço na internet: os artigos e traduções do códice medieval Cantigas de Santa Maria. Novos caminhos acadêmicos e de pesquisa se abriram e alguns textos relacionados com a História da Filosofia Política adquiriram o direito de fazer parte do rol de publicações desta página, Rousseau, Aristóteles, Bodin e outros nos presenteiam com suas análises magníficas. Aos interessados em compreender melhor os meandros da relação entre História e Arte, há três artigos muito interessantes a esse respeito, pois propõem métodos, visões e, principalmente, quebra de paradigmas teóricos.

Para engrandecer a página, disponibilizamos os links de acesso aos livros autorais e como organizadora de coletâneas. Quanto ao menu de vídeos, trabalhamos para incluir novidades ligadas a cada uma das publicações deste site. Vídeos curtos, nos quais apresentarei algumas das principais publicações do site.

Os artigos e traduções estarão disponíveis para download com a intenção de promover a disseminação do conhecimento da forma mais democrática possível. Peço, somente, que incluam meu nome nos trabalhos que usarem as informações daqui retiradas. Ao fim de cada trabalho – e para facilitar a vida dos internautas – incluí a referência completa do trabalho segundo as normas da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas), além do caminho para fazer o download do PDF de cada publicação. Prometo sempre atualizar as informações e tentarei incluir novos trabalhos para deixar esta página cada vez mais instrutiva e agradável para navegar.

Tanto no esporte quanto na universidade, tento seguir o célebre ditado de Confúcio, filósofo chinês da Antiguidade: “escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida”.

Bárbara

Dantas

Historiadora

Contato: babicovre@gmail.com | Vitória ES | Brasil

Desenvolvido por AMJ - Audiovisual